A Islândia ou Iceland (como é conhecida em inglês), é o lugar mais fascinante que já tive o prazer de visitar. Tive muita dificuldade em achar informações como: que roupas comprar, como é de verdade o clima local, os preços de hospedagem e alimentação, roteiros, entre outros .. sendo assim, decidi criar esse blog para compartilhar minhas experiências da forma mais detalhada possível e assim ajudá-los a conhecer um dos lugares mais inóspitos do mundo: A Terra do Fogo e do Gelo. Confira!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Roteiro (Dia 02)

Fala viajantes!

Como em Maio o sol não se põe na Islândia, aproveitei e levantei bem cedo, para continuar o roteiro e assim ter mais tempo livre nos pontos turísticos.  


ROTEIRO DO DIA 02

1) Seljalandsfoss;
2) Skógafoss;
3) Dyrhólaey (Vik);
4) Parque Skaftafell (Black Waterfall);
5) Parque Skaftafell (Geleira);
6) Lagoa Jokulsárlón;
7) Höfn Hostel




SELJALANDSFOSS

Com uma queda de água que atinge 65 metros de altura, a cascata Seljalandsfoss é uma das mais impressionantes do país.

Seljalandsfoss também tem uma particularidade em relação a outras cascatas da Islândia: a possibilidade de passar por detrás da cortina de água através de um caminho escorregadio, mas seguro. Neste caso, é quase essencial trajar uma roupa impermeável, pois a água da cascata chega a vários metros de distância. 









SKÓGAFOSS

A cachoeira Skógafoss, possui mais de 60 metros de altura, sendo uma das atrações mais populares da Islândia. Para os que curtem a série Vikings, houve diversas filmagens nesse local.

A água cai sobre um leito de pedras negras que contrastam com o verde esmeralda das encostas que cercam a catarata. Esse contraste é completamente diferente no inverno, quando a neve cobre tudo com um maravilhoso manto branco.

A cascata de Skógafoss pode ser admirada tanto de baixo, onde a cortina de água forma um arco-íris espetacular em dias ensolarados, quanto da parte mais alta. Porém prepare-se, pois trata-se de 400 degraus 😱😱😱, quase morri, mas consegui subir com inúmeras paradas e um pensamento constante em minha cabeça: Que M***** você veio fazer aqui ? hahaha, mas quando cheguei ao topo, a vista valeu cada degrau sofrido!!

Inclusive há uma lenda muito popular na costa do sul da Islândia que garante que por trás da enorme cortina de água de Skógafoss, há um tesouro precioso. Segundo esta história, foi escondido atrás da catarata há muitos séculos pelo viking Þrasi Þórólfsson.









DYRHÓLAEY (VIK)

Dyrhólaey (conhecido como Cape Portland), é um pequeno promontório localizado na costa sul da Islândia, não muito longe da vila Vík, fica no ponto mais ao sul da Islândia. O que o torna Dyrhólaey tão especial é uma formação rochosa de cerca de 120 metros de comprimento e que tem um curioso arco criado pela erosão do mar. É possível passear pela rocha e admirar a vista surpreendente de um farol , das praias de areia preta e falésias. As cores contrastantes dão o tom mágico dessa paisagem. Tem o azul das lavas, o preto das areias e o verde da vegetação. No local existe um banheiro pago que além de muito bem cuidado, possui jatos de ar quente para se aquecer.









PARQUE SKAFTAFELL (CACHOEIRA BLACK WATERFALL) - SVARTIFOSS


O Parque Nacional Skaftafell é um dos lugares mais visitados do país, tanto pelos próprios islandeses como por todos os turistas que estão fazendo rotas pela Islândia. O parque oferece inúmeras atrações naturais: pássaros peculiaries, cataratas espetaculares, rios ziguezagueantes e maravilhosas vistas panorâmicas dos cumes de suas montanhas. Além disso, o parque está junto de Vatnajökull, fazendo com que Skaftafell se torne um mirador perfeito dos glaciares e de suas paisagens.

A cachoeira "Black Waterfall" ou "Svartifoss" é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas decidem visitar o parque. É uma impressionante cascata cercada por colunas de basalto negro. Apesar das impressionantes colunas negras do basalto de Svartifoss, é necessário enfatizar que não é possível se aproximar da cascata tanto quanto em outras cachoeiras, isso ocorre porque as colunas de basalto se desprendem pouco a pouco e, ocasionalmente, podem causar acidentes.

Outra coisa SUPER importante de dizer aqui .. você irá caminhar (por uma subida) mais de 1h45min, a subida é muito segura, mas que considero de alta dificuldade! Esteja preparado pois não dá para desistir no meio do caminho, já que a recompensa pode ser apreciada logo abaixo. 








PARQUE SKAFTAFELL (GELEIRA) - VATNAJöKULL


Dentro do parque Skaftafell se encontra a geleirVatnajökull com mais de 8.000 quilômetros quadrados de superfície, essa geleira ocupa quase 10% do território islandês e seu gelo chega a alcançar 1 km de espessura. Além disso, é considerado o terceiro maior glaciar do mundo e o segundo da Europa.  

Curiosidades sobre esse glacier, entre as muitas séries filmadas na Islândia, Game of Thrones é uma das mais proeminentes em termos de relevância e atualidade. O glaciar Vatnajökull foi escolhido como cenário da série porque era o local ideal para recriar as paisagens Além da Muralha, onde o inverno gelado era perene e os White Walkers vagueavam à vontade. Além de Game of Thrones, o glaciar Vatnajökull também foi palco de filmes muito populares, como 007: Die Another Day, Tomb Raider ou Batman Begins.

Apesar da caminhada ser tranquila, leva-se algo em torno de 1h até a geleira e a temperatura lá, varia muito rapidamente, devido aos fortes ventos! Sendo assim, tome cuidado ...













LAGOA JOKULSÁRLÓN


Jökulsárlón é a lagoa glacial mais famosa e também a maior da Islândia, com uma área de aproximadamente 20 quilômetros quadrados e mais de 200 metros de profundidade. Além de seu tamanho, esta lagoa é um destino essencial em qualquer rota pela Islândia devido ao grande número de icebergs que flutuam em suas águas.

Ao lado da lagoa glacial de Jökulsárlón, do outro lado da rodovia circular, fica a Diamond Beach (Praia de Diamantes). Seu nome é muito representativo, pois nessa praia é possível ver icebergs flutuando no rio Jökulsá, o mais curto da Islândia, até chegar ao mar. Quando a maré está baixa, os icebergs ficam presos na costa, possibilitando caminhar entre esses gigantescos diamantes de gelo.

Esse foi um dos lugares mais frios que visitei, devido a mudança climática muito repentina .. Eu estava sentado em uma enorme geleira, tranquilamente, quando observei TODOS os pássaros irem embora ... pensei comigo: Que que tá pegando? então segundos depois, meu iPhone parou de funcionar devido a queda brusca na temperatura. Tive que esperar dentro do carro ligado e com aquecedor, até o celular destravar para que eu pudesse continuar o passeio ... o que me atrasou em 30 minutos rs. 








HöFN HOSTEL


O Höfn fica perto da Geleira Vatnajökull e é um albergue ecológico que dispõe de cozinha e lavanderia de uso comum. Os quartos são simples (mas muito arrumado e limpo) e têm acesso a banheiro compartilhado e lounge de uso comum, equipado com TV.
O Höfn Hostel conta com uma espaçosa área para refeições e fica a 5 minutos a pé das lojas, restaurantes e cafés da vila. Além disso, o café da manhã é servido de meados de maio a meados de setembro.

Paguei R$ 209,00 (por noite) - Booking





Espero que tenham gostado ... deixe seus comentários, dúvidas e sugestões e até a próxima postagem pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário