A Islândia ou Iceland (como é conhecida em inglês), é o lugar mais fascinante que já tive o prazer de visitar. Tive muita dificuldade em achar informações como: que roupas comprar, como é de verdade o clima local, os preços de hospedagem e alimentação, roteiros, entre outros .. sendo assim, decidi criar esse blog para compartilhar minhas experiências da forma mais detalhada possível e assim ajudá-los a conhecer um dos lugares mais inóspitos do mundo: A Terra do Fogo e do Gelo. Confira!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Preparação para a Viagem (Passagens Aéreas e Aluguel de Carro)

Fala viajantes!

Agora que já sabemos tudo sobre que roupas comprar para levar, que tal falarmos um pouco sobre os vôos para chegar até lá e também, se é mesmo necessário alugar um carro, já que dirigir na Islândia é algo que sempre me questionei: é simples ou perigoso? E claro, como de custume ... quanto custa tudo isso Hugo? hahaha

Vamos lá ... como eu mencionei desde o início, eu quis viajar do modo mais econômico possível, sendo assim, vou descrever exatamente o que fiz para economizar ... e já adianto para vocês que economizei mais de R$ 5.000,00 já que uma passagem ida x volta saindo de GRU, custa em torno de R$ 6.500,00 (por pessoa). 


PASSAGEM AÉREA, COMO ECONOMIZAR?

Por "n" motivos, juntei milhas por 02 anos e centralizei todas as minhas milhas na Azul Linhas Aéreas.

Pesquisei com milhas vôos entre GRU x Miami, depois de Miami x NYC (pois os vôos para Reykjavik são mais baratos saindo de NYC). Depis peguei um voo de NYC x Reykjavik. 

Aí você pode pensar assim: Caracasssssss 😱😱😱, o cara pegou 03 vôos até chegar na Islândia sendo que podia chegar muito mais rápido e com mais conforto!! (Você está certíssimo meu caro amigo(a) 👏👏👏), porém, não se esqueça que desde o início eu disse que fui para a Islândia do modo mais econômico possível, e fazer esse "pinga - pinga" me fez economizar mais de R$ 5.000,00 ... então valew a pena pegar 3 vôos?? Minha resposta é SIM 😂😂😂.

Vamos lá:

(Vôo 01 de Guarulhos x Miami) - Dei sorte e consegui pegar ida e volta por 60.000 milhas da Azul, assim só paguei R$ 460,00 de taxas.

(Vôo 02 de Miami x Nova Iorque) - Usei mais 14.200 milhas ida e volta pela United que é parceira da Azul e aceita as milhas e de taxas paguei R$ 120,00.

(Vôo 03 de Nova Iorque x Reykjavik) - Após muita pesquisa, achei um vôo de ida x volta pela Empresa WOW Air (empresa essa que infelizmente faliu em 2019, mas nem vou sentir falta rsrs pois até pela água eles cobraram..) por apenas R$ 780,00.

Em resumo ida e volta entre Guarulhos e Islândia:

Total de milhas da Azul - 74.200
Total em grana - R$ 1.360,00 



Breja dentro do avião - USD 17,00 (Não foi NADA barato, mas estou indo para a Islândia né? rsrs ..)


ALUGUEL DE CARRO, VALE A PENA? QUAL ALUGAR?

Esse é um tema importante e que gera muita dúvida na galera, então vamos aos fatos:

Em prímeiro lugar, coloque na cabeça que lá é uma ilha e que só possui algo em torno de 364.000 habitantes, sendo que a grande maioria reside na Capital Reykjavik, sendo assim, é um pouco complicado sim, achar ônibus e taxi a todo instante ... então para não perder tempo na sua viagem, vale a pena sim alugar um carro ... Agora, qual modelo? 🚗

Antes de viajar pesquisei bastante, muita gente falando que  o ideal seria pegar um 4x4, outros falando de Motor Home e alguns falando que um carro simples atendeu ... No meu caso, aluguei um carro simples pela SIXT e atendeu por completo minhas necessidades e expectativas.

Mas preciso fazer um ressalva aqui: Eu fui numa época do ano mais tranquila e também evitei pegar as estradas do tipo F-Road onde somente veículos 4x4 podem trafegar, sendo assim, não me fez falta e não deixei de visitar nenhum dos meus pontos de interesse por isso ... fora isso, a estrada lá é linda, muito bem sinalizada, segura, tudo mão dupla, mas mesmo assim fácil de dirigir ... o único problema é o gelo, as pedras que vem das montanhas e vulcões e o forte vento que balança MUITO o carro, mas dirigindo dentro da velocidade permitida e com cautela, não haverá surpresas. Agora um Motor Home por outro lado, talvez teria sido uma boa ... pois economizaria nas estadias, mas não cheguei a fazer cotação para dizer se valeria ou não a pena!

Veja esse vídeo bem legal, que explica como dirigir na Islândia https://www.youtube.com/watch?v=TGfePqVJE-U 

Quase todos os pontos de interesse por que passei, ficavam próximos a Rodovia principal da Islândia a "Route 1" que circula a ilha toda, sendo assim, minha decisão foi mesmo por um carro simples convencional e que me rendeu uma boa economia.


Para alugar o carro foi bem simples, reservei pela internet e ao chegar no aeroporto, já haviam ônibus que nos levam até onde ficam as locadoras. Apresentei minha PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas a atendente quis minha Carteira de Motorista normal mesmo rsrs ...

Ao entrar no carro (um HB20), algo muito importante e interessante me chamou a atenção ... um adesivo ENORME na porta do veículo, que dizia para tomar cuidado com o forte vento ao abrir a porta e cuidado com as pedras que rolam das montanhas e vulcões devido ao vento. Mas tudo isso, a atendente já havia me orientado no balcão!


Um pouco sobre a estrada na Islândia:




Dá uma olhada nesse vídeo que fiz tentando entrar no carro, brigando com o vento que estava literalmente tentando arrancar a porta rsrs ... dá para ter uma ideia de como é importante seguir as regras para não ter surpresa:


Em resumo pelos 6 dias de aluguel do carango, paguei:

Total em grana - R$ 494,00   

Espero que tenham gostado ... deixe seus comentários, dúvidas e sugestões e até a próxima postagem pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário